Boa tarde,

Minha aplicação estava ficando muito lenta recentemente, desabilitei o
autovacuum e voltou ao normal.
Verifiquei que o autovacuum estava sendo realizado na maior tabela que
tenho (3,5GB) e na tabela que registra log via trigger desta mesma tabela
(3,7GB).

A solução seria utilizar um autovacuum mais agressivo:
    log_autovacuum_min_duration = 0
    autovacuum_max_workers = 6
    autovacuum_naptime = 15s
    autovacuum_vacuum_threshold = 25
    autovacuum_vacuum_scale_factor = 0.1
    autovacuum_analyze_threshold = 10
    autovacuum_analyze_scale_factor = 0.05
    autovacuum_vacuum_cost_delay = 10ms
    autovacuum_vacuum_cost_limit = 1000

ou desabilitar o autovacuum nas tabelas de log?
    ALTER TABLE foo SET (autovacuum_enabled = false)

O autovacuum é útil em tabelas de log onde somente é realizado inserts?
Minhas tabelas de log estão em um esquema separado, tem como desabilitar o
autovacuum de um esquema todo, ou vou ter que fazer tabela por tabela?

Servidor: PostgreSQL 8.4
S.O.: Linux OpenSuse

Atenciosamente,

Alessandro Lima