Evite o top-post.

Muito obrigado Fábio, só mais duas perguntas: Não teria como ficar
interno essa configuração do "unaccent
<http://www.postgresql.org/docs/9.2/static/unaccent.html>", igual ao
"CITEXT" ?!
> Porque senão todas as vezes que eu for fazer uma consulta terei que
> utilizar o unaccent, teria como?

Considere criar uma view já com a consulta com o unaccent.
Ou criar uma coluna extra com o dado sem acento.

O que for melhor para seu caso :)

Já que posso utilizar o CITEXT e o unaccent, teria como e seria mais
vantajoso se eu utilizasse o UTF-8 ?

Sempre é mais vantajoso usar UTF8 como armazenamento do banco de dados.
Você pode usar um encoding diferente para a aplicação cliente usando a configuração client_encoding.

Flavio Henrique A. Gurgel
Líder de Projetos Especiais
Consultoria, Projetos & Treinamentos 4LINUX
Tel1: +55-11.2125-4747 ou 2125-4748
www.4linux.com.br
email: fla...@4linux.com.br