2013/4/1 Luiz Carlos L. Nogueira Jr. <lcnogueir...@gmail.com>

> Pessoal,
> Existe alguma forma de saber, dentro de um certo período, o máximo de
> conexões que efetivamente estão executando algo simultaneamente?

O seguinte comando pode ajudar:

$ TABLE pg_stat_activity;

Quando dou um top aparecem, no máximo,  10 processos do postgres. Isso quer
> dizer que, no máximo, tenho 10 processos simultâneos?

Não, porque existem outros processos de sistema que pertencem ao postgres:
bgwriter, logger, wal writter, vaccuum, checkpoints, &ca...

Por exemplo, em meu sistema, um comando como este: "top -cu postgres"
retornaria 6 processos mesmo com o sistema em idle.

Para acompanhamento periódico/histórico de transações e conexões use o
utilitário pgBadger[1] que gera um relatório completo de transações e
acessos no seu servidor.

Outro "tiro-no-pé" que pode acontecer – e q não é tão raro assim – é quando
o intrépido analista de negócio e/ou cliente solicita um número máximo de
conexões para estimar crescimento, mas existe um gerenciador de fila
(connection pooling) entre o SGBD e a aplicação. Isto trará números ainda
mais imprecisos visto que conexões do banco podem gerenciar N requisições
da aplicação.

Como regra geral, entenda a arquitetura de seu ambiente.

1) http://dalibo.github.com/pgbadger/

Abraço!

-Leo
--