On Mon, Apr 1, 2013 at 1:45 PM, izaque Maciel <izaquemac...@gmail.com>wrote:

> Boa tarde, alguns dias atrás, precisei que os campos varchar funcionassem
> como Case Insensitive, mas tudo que o pessoal me retornou foi algo como:
>
> select upper(c.nome_cli) from clientes c like upper(c.nome_cli), e um
> outro usuário me reportou que eu poderia utilizar o tipo de dado CITEXT,
> que no delphi não
> ficou legal. Foi então que por um acaso procurando uma outra coisa
> encontrei este artigo abaixo, caso alguém queira utilizar:

<corte>

O problema de funções e operadores criadas no catálogo são as atualizações
e migrações que além de dramáticas por vezes causam comportamentos
estranhos no otiimizador.

O operador (ILIKE - repare o "I" no início) parece tão mais simples:

SELECT 'AbC' ILIKE 'abc';

Embora esteja em não-conformidade com o padrão SQL, costuma ser útil,
simples e funcional com a maioria dos ORMs distribuídos para PostgreSQL
seja a linguagem que for.

Abraço!

-Leo
--