Em 12 de abril de 2013 15:58, Marcelo da Silva <marc...@ig.com.br> escreveu:
> Veja a tela do PGAdmin
>
> http://imagebin.org/253758

A imagem tá chei de "<IDLE> in transaction"... cara isso só dá dor de
cabeça como essa que você tá tendo agora.

> Quando ele trava eu só consigo parar a sessão pelo PGAdmin nesta tela aí,
> mas se eu tentar alterar o registro seja pelo pgadmin ou pela minha
> aplicação ele trava denovo, ou seja, tenho que mandar todo mundo sair do
> sistema, reiniciar o postgres pra ele liberar o tal registro.

Se você tá com moral de mandar todo mundo sair do sistema no meio do
expediente para reiniciar o banco, é bom você canalizar isso para ser
feita uma alteração urgente nessa aplicação para ela começar a
terminar as transações (commit ou rollback)!!

> Tenho notado que isso ocorre quando dá uma queda de conexão, mas não
> necessariamente trava um registro, mas quando trava é este transtorno.
> Bem, as maquinas com cabo fisico é tranquilo, não dá problema pois não cai,
> mas as com wireless sempre me causam isso.
>
> Como liberar o tal registro pra não ter que parar todos, tem um esquema ?

Um solução sintomática e paliativa seria você terminar o processo do
postgres que está causando o lock com a função pg_terminate_backend[1]
- USE COM EXTREMA CAUTELA para não matar quem não tem culpa!

1 - http://www.postgresql.org/docs/9.2/static/functions-admin.html

--
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes