Pessoal, há uma extensão do PostgreSQL, que se chama "unaccent", que retira
os acentos.
Há como criar também um varchar personalizado, através de "tipos", já
utilizando esta extensão por padrão, que não
precisa remover os acentos dos registros gravados, mas que no entanto busca
nos "selects" como se não tivessem acentos.

CREATE EXTENSION unaccent;

então, como o exemplo anterior ficaria assim:

update cadastro
set
endereco=unaccent(endereco);

bom dia,