Olá Euler,

  Quando você diz: "Fuja disso! Tecnicamente frágil.", seria pela possível
falha na geração deste número sequencial negativo?

  Pois para estas tabelas pensei em ter uma sequencia normal, mas sendo
chamada através de um Trigger que iria capturar o próximo valor,
multiplicar por "-1" e atribuir ao campo. Neste caso eu também terei que
padronizar algumas coisas, tipo, se o ID vier nulo do meu comento SQL de
inclusão, o banco pega o valor da sequencia e pronto, se vier com o valor
"0" por exemplo, o Trigger testa o valor e gera um valor negativo.

  Há, e neste caso eu teria duas sequencias para a mesma tabela, uma
sequencia normal e outra apenas para esta ocasião dos negativos, lembrando
que seria apenas em algumas tabelas usadas em recursos que o sistema não
irá poder parar, o restante eu informo que a operação está indisponível por
problemas de comunicação com o servidor e pronto.

Att,
Fábio Thomaz