________________________________
> Date: Mon, 17 Jun 2013 15:13:10 -0300
> From: cibel...@gmail.com
> To: pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
> Subject: Re: [pgbr-geral] CPU com picos de 99% com espera em I/O
>
> (...)
> Estamos trabalhando com pool de conex§es no hibernate na aplicaþÒo,
> atualmente assim que se inicia a aplicaþÒo eu tenho por volta de 600
> conex§es no banco de dados. Segue as informaþ§es do servidor:
>
> HP ProLiant DL380 G7
> 2x Processador Intel« Xeon« X5660 Six Core de 2,80 GHz, 12MB cache L3
> 16 GB de Mem¾ria RAM
> [...]

Olá Cibele,

Esse número me chamou a atenção. A aplicação realmente tem 600 conexões abertas
simultaneamente com seus clientes?

Reforço que cada conexão de um cliente com o banco de dados abre um processo no
seu servidor, consumindo recursos do mesmo, conforme [1].

A função básica do pool de conexões (mais em [2]) é manter aberto um conjunto
de conexões entre a aplicação e o banco de dados de forma a acelerar o
desempenho da aplicação, evitando o tempo necessário para abrir e fechar uma
conexão com o banco.  Mas o número de conexões desse pool deve ser baseado na
estimativa do número de conexões simultâneas ao banco. Se esse número for
superestimado, você vai ter um monte de conexões abertas e ociosas, consumindo
recursos dos servidores.

[1] http://www.postgresql.org/docs/9.3/static/connect-estab.html
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Connection_pool

Marçal de Lima Hokama