Em 24 de junho de 2013 12:00, Alexsander Rosa
<alexsander.r...@gmail.com>escreveu:

> Agradeço as sugestões, mas quero fazer algo no banco pra poder ser usado
> por todas as aplicações.
> E acho que colocar um trigger em cada tabela só pra isso me parece
> exagerado (e trabalhoso).

De qualquer forma são suas aplicações  que lidam com o banco e quanto menos
o servidor de banco de dados for onerado com processamento que poderia ser
feito fora dele melhor.

Não sei que linguagem vc usa, mas se for Python, por exemplo vc trataria
com esta exceção:

psycopg2.IntegrityError