Eu já li com respeito ao campos com dados repetitivos, estes aconselha-se a
vir primeiro para otimizar a consulta.
Por exemplo:

Tabela Clientes
  cod_cli integer
  nome varchar(50)
  cidade varchar(50)
  estado char(1)

select * from clientes
where (estado not in('SP'))
  and(cidade = 'VARGEM')

Dessa forma como "estado" possui muitos valores duplicados ele já elimina
muitos registros...

Mas isso lí em matéria para o MySQL, não sei se é aplicavel no Postgres
(imagino que sim)
Também vejo que tudo vai depender da disposição dos indices também, já que
normalmente não se cria indices para capos tipo Flag (S/N, UF, V/F e etc)

Bem, qualquer dica é bem vinda :)

Marcelo Silva

Marcelo Silva