Olá pessoal, bom dia.

Temos um sistema que utiliza muitas queries espaciais (PostGIS) e
gostariamos de tunar a configurações do PostgreSQL de acordo.

Já li diversos guias, mas gostaria de saber se existe uma forma de profilar
o sistema em operação e irmos ajustando os settings necessários. Não
notamos lentidão, por enquanto, no sistema, mas queremos entrar em produção
com o banco devidamente configurado.

Dei uma olhada no pgFouine e pgBench, mas realmente não sei se serão muito
úteis nesta situação.

Máquina: 8 núcleos, 32GB de RAM 4 TB de disco

SO: CentOS 6

PostgreSQL: 91
PostGIS: 1.5

Temos muita RAM disponível e um processo intensivo em queries espaciais -
uma validação, para ser mais exato.

As consultas são feitas via ORM (Django) para o banco. As escritas são
razoáveis, mas não é nada de outro mundo. Temos uma máquina de aplicação e
uma máquina para o banco.

Sei que a dúvida é meio "no ar", mas se puderem me dar um caminho, já
clareia as ideias!

Obrigado

--
George R. C. Silva