2013/8/24 Roberto Mello <roberto.me...@gmail.com>:
> Houve vezes em que eu estava muito interessado em contratar o candidato,
> deposita entrevista, perguntava se ele tinha pretensão salarial, e - eu ja
> sabendo o meu teto - aguardava a resposta. Geralmente o candidato jogava uma
> pretensão baixa, com medo de me "assustar". E [eu] fazia um joguinho, dizia
> que
> iria pensar, e no outro dia ligava para o candidato[…]

Desculpa, Roberto, mas acho essa atitude não apenas injusta, mas uma
visão de curto prazo, contraproducente.

Alguém que ganha menos do que deveria mais cedo ou mais tarde vai se
comparar com os colegas, e perceberá que foi injustiçado.  Procurará
algo melhor, possivelmente noutro emprego, porque terá perdido
confiança em seu atual empregador.  A rotatividade será ruim para a
empresa, a imagem dela sofrerá (mesmo que numa escala bem pequena,
pelo menos entre amigos, família e colega do ludibriado), e a
produtividade cairá não apenas pela rotatividade, mas até pela
desmotivação enquanto o sujeito não sair.

Se ele não soube negociar o salário para entrar, boa probabilidade de
não saber negociar depois também e preferir sair em vez de enfrentar o
temor de uma negociação com uma chefia que já o passou para trás uma
vez.

Mesmo que ele não perceba que foi enganado, ficará pelo menos com
autoestima baixa, o que é ruim para a produtividade e o
desenvolvimento do trabalho, e possivelmente achará a empresa mal
gerida.  Mais desmotivação, portanto.

Finalmente, alguém que ganha abaixo do que deveria tenderá a acreditar
menos do que deveria em seu próprio desenvolvimento pessoal, e também
terá menos recursos para investir em si mesmo.

O famoso ditado ‘o combinado não sai caro’ só se aplica quando todas
as partes têm as informações necessárias e em comum.  Desigualdade de
informações gera contratos, digamos, leoninos.

O interesse de longo prazo (supondo que ainda haja empresa que olhe o
longo prazo, e não apenas o valor das ações ou o resultado do
balancete) é de remunerar justamente.  Uma sabedoria que se atribui
justa ou injustamente a Henrique Vau (brincadeira, Henry Ford), há
cerca de um século…

Se a empresa está num mercado tão competitivo que tem de recorrer a
essas táticas desleais, ai da sociedade… todos sofrem as
conseqüências.  Inclusive os clientes que acham que estão se
aproveitando dos preços mais baixos, mas estão levando um serviço
abaixo do que deveriam.  No final, é incompetência da clientela,
também, por mais absurdo que pareça.  A idéia de capitalismo tem um
pressuposto meio oculto, que é a da informação disseminada no mercado.