On 18-02-2014 19:47, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro wrote:
On 18-02-2014 18:44, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro wrote:

http://tapoueh.org/blog/2014/02/17-aggregating-nba-data-PostgreSQL-vs-MongoDB.html

O Dimitri é *ninja*... hehehe

Sem dúvida.  O que me chama a atenção, entretanto, é que as soluções
que ele apresenta não são mágicas.  Se tivéssemos, no meio de dados e
de programação, pelo menos a formação básica contida, por exemplo, nos
fundamentos expostos no Date, e um conhecimento fundamental dos
recursos do PostgreSQL, qualquer um veria que SQL é muito mais simples
e capaz que muitos dos casos de uso do NoSQL.  Se é que consigo me
fazer entender.

Se fez entender sim... com certeza não tem nada de mágico, e sim uma demonstração prática de que SQL ainda é a forma mais intuitiva e simples de trabalhar com conjuntos de dados.

Em outras palavras, quanto tempo perdido com NoSQL… é triste.

Até não acho que seja tempo perdido, mas sim a questão de propósito de uso. Acredito que os NoSQL tem seu lugar e seu propósito, e inclusive de co-existirem com os RDBMS (SQL/MED é legal pra caramba), mas muitos querem simplesmente achar uma forma de *substituir* um pelo outro, dai sim considero um equívoco e total perda de tempo.

Att,

--
   Fabrízio de Royes Mello         Timbira - http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento