On 19-02-2014 09:04, Renato Poleti wrote:
> aproveitando o assunto, o fillfactor é a % que a "folha de pagina" vai ser
> utilizada, quanto menor o numero, mais espaco em disco é consumido, pois
> cada folha vai ser pouco utilizada... sendo pouco utlizada a duvida é, o
> indice é carregado mais rapidamente em memoria e processada mais
> rapidamente?

Dá para parar com o top-posting? Siga as regras [1] da lista! Essa será
a minha última resposta caso insista nisso.

Quanto a sua resposta, você precisa entender melhor o conceito de
fillfactor [2][3]. Há fillfactor tanto para índices quanto para tabelas.
E, repetindo novamente, quanto mais páginas mais I/O será utilizada,
portanto, ao invés de acelerar as buscas (o ideia do fillfactor é tentar
manter registros atualizados na mesma página que o registro original
está) você aumentará o tempo de consultas inversamente proporcional ao
valor do fillfactor escolhido. (Não estou considerando o efeito da cache
do SO). Novamente, a conclusão é: só utilize fillfactor se (i) souber
para que serve e (ii) a taxa de atualização de um *mesmo* registro for alta.

[1] http://www.postgresql.org.br/RegrasLista
[2]
file:///home/euler/pg932/share/doc/postgresql/html/sql-createtable.html#SQL-CREATETABLE-STORAGE-PARAMETERS
[3]
http://www.postgresql.org/docs/9.3/static/sql-createindex.html#SQL-CREATEINDEX-STORAGE-PARAMETERS

--
   Euler Taveira                   Timbira - http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento