Boa Noite pessoal,

Estava dando uma lida sobre postGIS e queria saber mais como funciona e
portar uma aplicação que tenho com SOLR + Postgre para Postgres + postGIS.

Não sei se estou certo, mas prefiro ter tudo dentro do postgres + postGIS
do que usar o Sorl+postgres

Eliminaria um serviço do servidor, e como estou usando aws consigo escalar
usando o RDS, certo?

Mas como faço para começar a utilizar o PostGis em um BD já existente?

Minha aplicação é simples, tenho um app mobile que pega a geolocalização do
usuário no momento e trago pontos de interesse dentro de um raio específico.

Esse pontos estão cadastrados no postgres e indexados no sorl.

No postgres eu já possuo um campo na minha tabela spots chamado
spt_geo_location que possui lat,long no formato string
"52.5262522,13.3932848" que o usuário consegue cadastrar pelo próprio app.

Hoje o que o sistema faz é fazer o select dentro do Sorl, pegando os dados
e trago o que precisa a mais do postgres.

Eu queria só fazer um select no postgres com a geolocalização do usuário,
um raio específico e trazer todos spots e seus dados naquele raio.

Como posso fazer isso?

Alguém tem um tutorial ou algum exemplo de como faço isso?

Abrigado pessoal!
ᐧ