> Não. E se isso é um pré-requisito seu, talvez uma MV "oficial" não seja a
> melhor escolha. Veja que muitas vezes para se obter melhor performance e
> dados mais atualizados, temos que simular uma MV usando tabelas normais.

Na verdade é recriação da VM, pois precisei mudar os filtros ( WHERE
). Com isso tenho de dropar a VM e recriá-la.

> humm... Quais seriam essas dependências que impossibilitam/dificultam um
> REFRESH MV?

Não é o caso do refresh. É que tenho de recriar a MV. Minha opção por
VM foi exatamente por não precisar atualizá-las constantemente, estou
criando um DW.

> [...]
> situações que atualizá-la a cada alteração não fica caro.
>
> FWIW, na versão 9.4 teremos o REFRESH ... CONCURRENTLY, o que eliminará um
> pouco dos problemas das MVs e fará com que elas sejam mais úteis em muitos
> casos. Mas ainda sim fica inviável, na maioria dos casos, mantê-la 100%
> atualizada, para isso (hoje) só uma tabela convencional e triggers para
> mantê-la atualizada.
>
> Existem projetos e pessoas trabalhando para chegar no 100% atualizável de
> forma performática, mas não há ainda garantias de que isso ficará pronto
Bom saber dessas possibilidades, sei que a VM ainda é um projeto novo
no Postgres.

> Atenciosamente,

Bruno E. A. Silva.