> O que vocês recomendam para a alta disponibilidade do postgres com
> failover automático?

Primeiro. Utilize Streaming Replication para prover redundância.

Segundo. Eu evitaria failover automático ao menos que você realmente
precisa disso, tipo, 100% de certeza. O problema de failover automático é
que se você usa replicação síncrona, você tem a chance de perda de dados na
ocorrência de um failover (as vezes acontece, mas bastava alguma
intervenção para trazer o sistema de volta). Agora, se perder alguns dados
é aceitável, ou você pode usar replicação síncrona, daí você pode pensar em
failover automático.

Agora, para failover automático. É bem comum o uso do Pacemaker+Corosync
[1]. O Heartbeat foi muito usado, mas o projeto está meio parado (acho que
até descontinuado, não?), e o Pacemaker o melhorou bastante. Outro projeto
que algumas pessoas usam para isso é o pgPool-II [2]. Eu daria preferência
ao Pacemaker+Corosync nesse caso.

[1] http://clusterlabs.org/
[2] http://www.pgpool.net/

Matheus de Oliveira