Bom dia pessoal.

Aqui na empresa temos muitos servidores PostgreSQL, com diversas versões,
modalidades de armazenamentos (Default,GIS,ELT,etc).
Porém trabalhamos com hospedagem do governo e vez ou outra somos
solicitados para efetuar manutenção, memória, espaço, tuning.

Estou pensando a possibilidade de construir um script de identificação do
ambiente, onde o mesmo venha gerar um relatorio com informaçoes relevantes
do ambiente como por exemplo:

Parâmetros de Memória e Postgres ( Database Buffer Cache,hit
ratio,work_mem,maintenance_work_mem,max_fsm_pages,etc)
Estrutura ( Maiores tabelas, Indices, tabelas particionadas,etc)

Inicialmente isso será via script (shell, perl, sql) ainda estou indeciso
com essa questão, por conta da variedades de SOs. Mas caso os colegas ja
conheçam algum ferramenta que possa indicar que traga isso visualmente
também serve, dicas, documentação,etc

Desde já agradeço o apoio dos que puderem ajudar.

Att,

Emerson Martins