Em 24 de julho de 2014 23:31, Alessandro Lima <grandegoia...@gmail.com>
escreveu:

> Tenho vários clientes que possuem o postgres e a aplicação java web no
> mesmo servidor,
> acredito que tenho melhor desempenho por não gerar tráfego na rede e por
> aproveitar ociosidade da cpu.
>
> Mas gostaria da experiência de vocês se esta é uma boa prática, ou o banco
> em um servidor independente teria melhor desempenho.

Uma coisa é você ter uma carreta (teu servidor) para carregar um saco de
cimento (tua aplicação + postgres), outra coisa é você ter um carrinho de
mão (novamente teu servidor) para carregar 50 sacos de cimento (novamente
tua aplicação + postgres).

Resumindo, cada caso é um caso, tudo depende. Depende de verba, etc... Já
vi casos de sucesso, onde aplicação (php) e postgres estavam no mesmo
servidor, e também já vi casos de insucesso, onde a solução foi separar
ambos.

Você tem que avaliar também o quanto sua aplicação e o postgres irão
consumir de recursos do servidor, se o consumo for baixo, não vejo
problemas em ter ambos no mesmo servidor.

Avalie também estratégias de backups e replicação.

[]s
Danilo