Em 10/01/15, Vinicius Santos<vinicius.santos.li...@gmail.com> escreveu:

> Apenas pra constar.
>
> Fiz o mesmo usando encoding SQL_ASCII e funcionou.

Isto significa que não é para fazer nenhuma verificação sobre a
codificação utilizada.
Não deve ser utilizado.
Se você utilizar diferentes clientes com diferentes codificações para
alimentar o banco você terá que saber exatamente qual codificação cada
cliente utilizou para recuperar corretamente os dados do banco.

Osvaldo