Em 23 de março de 2015 16:13, Tiago José Adami <adam...@gmail.com> escreveu:

> Trabalho com um determinado banco de dados para um aplicativo
> científico com dados sensoriais (não sei como ele funciona, só "cuido"
> das informações no SGBD) que possui acesso constante a algumas tabelas
> 24x7. O autovacuum parece não estar encontrando uma janela disponível
> (o espaço utilizado em disco diminui
> pouco ou nada comparado a um VACUUM explícito), então me obrigo a
> colocar um agendamento no cron toda madrugada, deixando o banco
> temporariamente inoperante.

Você está verificando o funcionamento do vacuum através de espaço em disco?
O vacuum comum não reescreve as tabelas, logo todo espaço utilizado pelas
mesmas não é liberado, a não ser que seja feito o vacuum full. Qual o
comando para vacuum você está executando de forma explícita?

> Há como saber se o autovacuum está sendo eficiente? Tipo: um SELECT
> que mostre quais tabelas precisam de VACUUM?

Existe uma função chamada pg_stat_get_dead_tuples, que recebe o oid da
relação e que pode te mostrar essa informação. Além do analyze verbose, que
também mostra o número aproximado de tuplas e de tuplas mortas.