On 13-05-2015 04:21, Flavio Henrique Araque Gurgel wrote:

> E tome top-posting...

+1

Francisco, tome cuidado com o top-posting... desorganiza o histórico da
lista.

> Colega, se a "instituição" que desenvolveu o "app" não está disposta a
> fazer tal análise, ela não deveria ter começado o desenvolvimento.

Eles fazem e continuarão fazendo... a questão toda é que só chamam um
cara que entende de banco de dados quando a "caca" está feita e em
produção. Mas tb isso é um pouco culpa dos DBAs em modo geral que muitas
vezes ajudam no inicio com um modelo inicial completo (velho cascata) e
depois só vão atuar com a coisa rodando.

Sou muito a favor de que esse profissional tem que estar inserido na
equipe de desenvolvimento do inicio ao fim... temos um bom exemplo
chamado DevOps. É uma nova buzzword eu sei, mas a idéia por trás da
palavra é muito boa, pois a galera de operações atuando muito próximo ao
time de desenvolvimento.

Infelizmente é uma realidade que presencio pouco ainda nos times de
desenvolvimento, mas tal necessidade já tem forçado muitos gestores a
repensar essa idéia.

> Isso se chama BUG e BUG a gente tem que matar na raiz. Senão você vai
> sofrer no mármore do inferno da produção ignorada, sozinho, sem piedade,
> como castigo de omissão :)

Bahhh (bem ao estilo gaúcho)... e pior é que precisamos ficar fazendo
malabarismos e muitas vezes até gambiarras para poder manter a coisa em
pé... :-(

> Como opção, você pode pedir demissão ;)

Já fiz isso... foi o primeiro passo para virar empreendedor e hoje estou
bem contente e satisfeito pois passo todos os dias fazendo o que mais
gosto: "lidar com PostgreSQL" ;-)

> Sou capaz de apostar que é uma aplicação Java que usa Spring Framework,
> e está rodando sob JBoss ou Tomcat, acertei?

+1. Francisco?

Att,

--
   Fabrízio de Royes Mello         Timbira - http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento