> Estou perguntando sobre as diferenças de configurações no SGBD, quando se
> está executando em SSDs, pois as diferenças (para melhor) são muitas, segue

Até aí, morreu o Neves.  Todo mundo sabe disso.  E daí?

> Outro ponto, é que o OTIMIZADOR do PostgreSQL (e de outros SGBDs também),
> são baseados em CUSTOS

Até aí, todo mundo sabe disso também.

> e os algoritmos internos do Otimizador, consideram
> custos de I/O baseado em tecnologia de discos magnéticos, ou seja, os custos
> são muito pessimistas se utilizarmos discos SSDs  e pensando que é o
> Otimizador que elabora os planos de execução das consultas e otimizações,
> vejo problemas ai.

Olha, faz tempo que não mexo com desempenho, infelizmente.  Mas se
você sabe disso, já olhou a referência dos parâmetros do PostgreSQL
para ver se há parâmetros de custos relativos de busca e de percorrer
estruturas?  Era assim que se fazia em Oracle, quando eu mexia com
isso, e nem lembro como era em PostgreSQL.  Mas, se você já chegou
onde chegou, também deve ter olhado a documentação, não?  Lembre-se
que isso não é específico de uso de memória de massa em memória não
volátil (/flash/): diferentes tecnologias de armazenamento magnético e
de memória viva já colocam as mesmas questões, e sempre foi assim.

> No artigo do link abaixo, segue uma proposta de um novo
> modelo de custos, que foi testado no PostgreSQL, nele os autores enfatizam
> isso que estou falando.
>
> https://www.dvs.tu-darmstadt.de/publications/pdf/BauschDaMoN2012.pdf

Resumindo para quem não vai parar para ler, foi implementado ou não?  Como?

> Se alguém ai, tiver outras dicas, sobre configuração do PostgreSQL
> específicas para discos SSDs, agradeço se puder me enviar, ou mesmo algum
> material específico para PostgreSQL em discos SSDs.

Isso dificilmente vai existir, visto armazenamento de massa em memória
/flash/ não colocar novidade nenhuma nesse campo.  Ou o sistema se
adapta automaticamente, se já chegamos lá, ou você tem de consultar a
referência dos parâmetros, que não lembro mais nem se chegaram a
existir.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org