> Tive a impressão de que a comunidade PostgreSQL tem
> uma certa rejeição à ORM's

Não todos, nem a todos os MORs (Mapeamentos Objeto-Relacionais), nem a
todos os aspectos dos MORs.

> e gostaria de opinião de vocês, procede isso,

Em grande parte.

> DBAs  odeiam ORM's?

De maneira geral, sim.

> da para trabalhar junto?...

Sim, se o MOR for razoável.

Um MOR razoável:

* Não tenta fazer o SQL parecer OO, mas apenas facilita a sintaxe para
a linguagem OO.

* Não transforma um comando MOR em várias ações SQL com conseqüências opacas.

A razão é que OO não se aplica a dados.  O modelo relacional é mais
transparente, mais poderoso, mais lógico, mais conciso que OO no que
se refere a dados.  O Chris(topher) J Date, se não me falha a memória,
tem ao menos um bom artigo a respeito.

Um exemplo de MOR razoável é o SQL Alchemy (Python).

Um exemplo de MOR lixo é o Hibernate (Java).

Mesmo um MOR lixo pode ser usado decentemente, mas torna-se contraprodutivo.

Não sei se há MORs decentes para PHP, espero que haja.  Por um lado, é
uma linguagem tão popular que poderia haver; por outro, é uma
linguagem com tantos problemas conceituais que não tenho muita
esperança que haja.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org