> Falha minha não ter fuçado antes de perguntar.  Nem é alternativa, é o
> mesmo sistema sem os acionadores de SGBDs proprietários nem garantia
> de suporte (/best effort/ em inglês apenas, o que talvez seja mais que
> suficiente).  Um /freemium/ que me parece plenamente aceitável, até me
> espanta não usarem a GNU AGPL v3 para esse fim.

Não entendo o Jooq como Freemium, desculpe minha ignorância se não entendi
algo.
Freemium é tipo "o núcleo e bibliotecas são livres só que aquela ferramenta
que faz toda a diferença no dia-a-dia é paga". Não é bem o caso do Jooq,
uma vez que 100% do código e funcionalidades estão disponíveis em Apache
License, para os bancos livres suportados, não tendo nada escondido. O
suporte profissional está disponível para todas as versões inclusive a
livre.

No popular: boiei :(
Esclarece aí Dutra.

[]s