Uma tabela com 8GB não vejo que seja uma tabela "gigante", tenho muitas
bases com tabela de acima de 8GB e 4GB/8GB de RAM e tem funcionado bem,
talvez tenha que ser feito o que o Flavio mencionou, dar uma olhada nas
consultas, talvez um indice já resolva seu problema, verificar se a tabela
não está "inchada" talvez precise de um vacuum full.