Pois é e pelo que andei pesquisando, pgsql executa mais rápido também.

-----Mensagem Original-----
De: "Roberto Mello" <roberto.me...@gmail.com>
Enviada em: ‎15/‎01/‎2016 22:13
Para: "Comunidade PostgreSQL Brasileira" <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Assunto: Re: [pgbr-geral] PL/Python ou pgsql?

A aplicação que estou escrevendo é em Python, seria muito cômodo para mim
programar as SP que preciso no banco também usando Python. Minha dúvida é:
pl/python é madura e estável o suficiente para substituir o pgsql?

Na documentação pl/python é citada como uma linguagem não segura, qual o motivo?

O motivo é que você pode fazer coisas FORA do BD, como acessar o sistema de
arquivos, etc. A PL/pgSQL é restrita nesse sentido.

Curiosidade, PostgreSQL tem interpretador próprio para as diversas linguagens
que suporta ou ele usa o interpretador do sistema?

Ele é linkado contra as bibliotecas do sistema.

PL/Python me trará alguma vantagem sobre pgsql além da comodidade de usar a
mesma linguagem da aplicação?

PL/pgSQL é uma linguagem procedural desenhada para processamento de dados do
banco. Então é isso que ela faz bem.

Python é uma linguagem genérica muito mais rica e poderosa, mas não desenhada
para processamento de dados de banco.

Se o que você for fazer com seus dados for simplesmente dar uma processada
rápida nos dados, PL/pgSQL atenderá bem, com boa eficiência, e sem precisar se
preocupar com versões, etc.

Agora se você for fazer algo mais complexo e envolvido, que se torne mais fácil
usando alguma biblioteca ou construção do Python, então é melhor utilizá-la.
Não use Python só por que você conhece melhor se for apenas processar alguns
dados, em outras palavras.

Depende do que você precisa.

Roberto