> Vamos utilizar o Postgresql 9.5 como Banco de dados Default, mas pode
> ocorrer de termos clientes com Oracle, logo já precisamos nos preparar.
> O que eu queria era recomendações:
> 1-Ferramenta de modelagem multi banco e colaborativo(open-source de
> preferencia)

Eu prefiro lidar com código fonte e gerar os diagramas a partir dele.
Para isso temos SQL::Fairy, pgAutodoc e uma terceira alternativa, mais
moderna, cujo nome me escapa mas que algum colega logo lembrará.

> 2-Ferramenta para debug

Não é minha praia, passo.

> 3-Qual linguagem voces recomendariam para desenvolver essas Regras de
> negocio? Pgsql, Java, Perl, Phyton, C?

SQL sempre que possível: quanto mais regras forem programadas
declarativamente, como restrições de integridade, melhor.  Como o
Gurgel já nos lembrou carinhosamente.

Para padronização do restante, que não coube em restrições de
integridade, o ideal seria o ISO SQL/PSM…

> 4-Pensando em multi banco, qual das linguagens eu poderia aproveitar no
> postgresql e tambem no Oracle

…entretanto, o Oracle não implementa SQL/PSM.  Quem implementa são, se
não me falha a memória, IBM DB/2 (o original), SAPdb (ou seja lá qual
o último nome do MaxDB), MySQL (e possivelmente alguns derivados menos
cotados) e PostgreSQL.

Até onde sei, há apenas duas linguagens em comum entre Oracle e
PostgreSQL: PL/Java e PL/pgSQL (PL/SQL no Oracle).

O PL/pgSQL tem a vantagem de ser mais próximo do SQL/PSM
especificamente, e do SQL em geral; o Java tem a vantagem de existir
em outros SGBDs, e ser mais familiar para um certo tipo de
programador.

Isso dito, sei muito pouco, estou afastado do Oracle há mais de cinco
anos, então seria possível que eles tenham implementado SQL/PSM ou
outras linguagens.  É possível, mas eu duvide-o-dó.  Tarefa de casa,
pesquisar.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org