> Ao rodar a DDL (ver anexo) com BEGIN e ROLLBACK eu recebo um erro.
> Alguém por favor poderia me explicar o por que isto acontece? Uma vez que
> a coluna da linha 23 não existe na DB.

Lucas, de qualquer maneira, é interessante verificar os locks existentes e
tratá-los.

===

select  locktype, database,
relation,page,tuple,virtualxid,transactionid,classid,objid,objsubid,virtualtransaction,pid
,
mode,granted,datname,datdba,datctype,datistemplate,datallowconn,datconnlimit,datlastsysoid,datfrozenxid,dattablespace,datacl
,       c.relname as table_name
from    pg_locks l
join pg_database d
on d.oid = l.database
join pg_class c
on c.oid = l.relation;

===

Observe se o lock existe antes de executar o bloco de código ou se ele é
causado pela execução do próprio bloco de código.

Abraço,
Rafael