Em 11 de fevereiro de 2016 11:44, Flavio Henrique Araque Gurgel
<fha...@gmail.com> escreveu:

> [...]
>

> Controladoras modernas tem algoritmo automático de wear levelling.
> Normalmente isso não é preocupação do usuário.

> Se sua controladora tem taxa ruim de escrita, deixe fora dos SSDs :
> 1) O diretório de logs do PostgreSQL (configurável no postgresql.conf)
> 2) O diretório pg_xlog (praticamente só escrita, sequencial e intensa)
> 3) O diretório pg_stats_tmp (coloque este em RAM mesmo, ele não precisa de
> persistência).
>
> Tudo também vai depender da carga do seu banco de dados, o que ele faz. Em
> alguns casos, criar uma tablespace dentro do SSD e jogar lá só algumas

Ola

Faltou no meu email, falar do ambiente que estou projetando. O
ambiente é um clássico Data warehouse, com 1 carga diária noturna de
INSERT/UPDATE/DELETE, e o restante do tempo será ambiente
read-intensive. Mudei de ideia e não quero mais ambiente SOMENTE SSD,
pretendo seguir o padrão que a maioria usa, ou seja, deixar no HDD, os
segmentos: temp, log.

Mas sendo um ambiente Hibrido (hdd e ssd) se eu mudar o parametro
random_page_cost para 1 (leituras aleatorias = sequencial), então para
os HDD o postgreSQL irá achar que o "custo" da leitura sequencial e
aleatória sao iguais, o que para os HDD estara incorreto, irá
acontecer isso, correto??.  Esse parametro é para o banco inteiro ou
da para setar por tablespace ou segmento ???

Saudações

Neto