Um dos detalhes é que não há gargalos no momento , tudo esta indo
muito bem a preocupação e com o futuro! atualmente é uma única VM para o
PostgreSQL !

Trafego de 300Mbites/segundo

As tabelas são criadas e
depois somente consultadas , não há mais escrita nas tabelas do passado
após passado o dia atual se comportam como Logs!

Atualmente o cenário
esta somente em uma VM.

Estou me quase decidindo por usar o BRD
http://2ndquadrant.com/en-us/resources/bdr/bdr-performance/
 por ser
master-master ,, ser assincrono, ter suporte as tabelas particionadas (
algumas soluções como pg_shard pelo que li não fornece partitions com
cluster ), ter suporte a DDL e ter muitas coisas sendo incluídas no Core
do PostgreSQL o que me deu muita segurança.

Vou mudar a pergunta
alguem não recomendaria o BRD por algum motivo ? sendo que posso ter um
delay entre os nós sem problemas! e 48 nós são suficientes para meu
crescimento horizontal.

Na frente da aplicaçlão vou colocar um Cluster
Linux-HA com pacemaker e redirecionar algumas aplicações para cada um
dos nós , ainda sem balanceamento,

Em 15.02.2016 17:12, Guimarães
Faria Corcete DUTRA escreveu:

Junior Vieira <mar...@ambientelivre.com.br>:

> [...]
segundo, minuto, hora ou o quê?

> Megabytes ou bits?

respostas inteligentes. Por exemplo, que estrutura de particionamento é
essa?
"minhatabela_01012016" e tenho algumas mensais minhatabela_012016 todas
via procedure! cada tabela destes tem uns 900milhões de registros.

E qual o ritmo de mudança dessa tabelas? Principalmente em pico e
concorrência?

--
Marcio Junior Vieira
Diretor de Tecnologia