Ola amigo, delphi não é uma linguagem morta não, o Rest json você consegue
trabalhar no delphi usando datasnap. Tranquilo. Delphi você desenvolve pra
Windows, Android, Apple nativamente.  O acesso de minha aplicação em delphi
com Postgres é extremamente rápido. Peço pro amigo fazer um teste usando o
unidac.