Em 7 de junho de 2016 15:16, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro
<l...@dutras.org> escreveu:

> O que inclui os famigerados ORM, certo?

Me referi a algumas soluções particulares, como geradores de
relatórios feitos 'no braço' ou algo assim. É comum ver este tipo de
solução nos aplicativos que conectam aos bancos que dou suporte. Eles
leem o catálogo para mostrar quais campos estão disponíveis e alguns
até criam views e functions baseados no catálogo.

Na questão do OP, se algum ORM for utilizado com classes de entidade
estáticas no aplicativo não haverão muitos problemas - desde que os
novos atributos não sejam /not null/ e/ou tenham valores default.
Haveriam problemas caso atributos ou tabelas fossem eliminados.

ADAMI