> Bom dia à todos!
>
> Estou realizando um serviço em um cliente que possui um ERP que trabalha
> com PostgreSQL 9.3.
> O servidor está virtualizado com Xen e a VM do banco de dados possui 16GB
> RAM / CentOS 6.
>
> Com o comando "free -m" o resultado é:
>              total       used       free     shared    buffers     cached
> Mem:         15943      15795        148       3161         52      14104
> -/+ buffers/cache:       1638      14305
> Swap:         5007         42       4965

Nesse caso, 14gb da memória está sendo usado pra cache, normalmente isso é
uma coisa boa. Tu tem algum problema de desempenho?

Quais são os parâmetros que tu tem diferente do default?

Tu pode comparar eles com essa query[1].

> <corte>
>
> Devo aumentar o parâmetro "checkpoint_segments" ?

Normalmente ele não tem a ver com alocação de memória, mas sim com a
frequencia que está rodando o CHECKPOINT.

> <corte>
>
> OBS.: a empresa que desenvolve o ERP não possui ninguém capacitado para
> ajudar.

Por curiosidade, qual é o sistema?

[1] https://gist.github.com/eulerto/450501d8ef00404e665b46a2f2a6e8e2

--