Pessoal, desculpa a demora a retornar. Fiz algumas tentativas para resolver
o problema, mas somente consegui utilizando o comando *pg_ctlcluster 8.2
main start*  - coloquei-o no /etc/rc.local.

Como eu estava colocando o postgresql-8.2 versão que este ano muda para 9.5
ou superior, em ubuntu-server 16 LTS, resolvi trocar para um LTS mais
antigo e que resolveu todos os problemas sem precisar incluir um comando
para força o inicio do banco.

Obrigado a todos

*Marcos Alves*

http://versosalmaepropriedade.blogspot.com.br/