Caros,

Com uma orientação da lista internacional eu consegui resolver o problema.
Deixo registrado aqui o que houve.

O arquivo de log em /var/log/postgresql/postgresql-9.5-main.log indicou:

2016-10-15 06:15:20 BRT [995-1] FATAL:  data directory
"/var/lib/postgresql/9.5/main" has group or world access
2016-10-15 06:15:20 BRT [995-2] DETAIL:  Permissions should be u=rwx (0700).

Quando eu tentava conectar também recebia o aviso

WARNING: password file "/home/antonio/.pgpass" has group or world access;
permissions should be u=rw (0600) or less

O que fiz foi usar o chmod para alterar as permissões de forma que
atendessem os requisitos. Deu certo.

Não sei o que houve. Como um upgrade pode mudar as permissões de arquivos e
diretórios desta forma. Trabalho com outros dois computadores desktop com
basicamente a mesma configuração e programas do notebook. Também fiz as
atualizações mas neles não tive este problema.

Bem, agora posso continuar meu trabalho.

Abraços

Antônio Olinto