Qual a porcentagem de escrita que o sistema realiza no postgresql ?!
Quantas transações por segundo ?
O que consome tanta cpu e memória são os consultas ou inserção de dados ?!
Quantas conexões estão abertas no postgresql ?!

Se for possível configurar a aplicação, não da pra usufruir dos recursos de
um simples slave assicrono ?!  Realizar consultas no slave , relatórios e
etc. Caso isso seja o motivo de tanto consulmo de cpu/memória.
No caso de muitas conexões uso do pgbouncer não resolveria ?!

Baseado no que Leandro disse, talvez uma solução simples seja o suficiente.

foobar