> Lembrando que a Red Hat não suporta o CentOS, e que além da comunidade
> há várias empresas que suportam Debian — o que vale também para os
> *BSDs, em menor grau.

Não diretamente, mas você consegue colocar a subscription num centos, fazer
uma troca dos repositórios e reinstalar os pacotes relevantes (não precisa
nem trocar todos). Se mostrar para eles que no final o sistema sofre do
mesmo problema com os pacotes deles, eles seguem o case e resolvem o
problema. Só não anunciam porque não vale a pena para eles seguir esse
caminho longo; mas é possível e te economiza subscriptions enquanto o
centos não der problema.

> O Debian testing funciona como atualizações contínuas (/rolling
> release/), e todas as livres (o que exclui o Red Hat) são baseadas em
> código-fonte — mas as que compilam na instalação dão uma dor de cabeça
> pequena, mas ainda desproporcional aos benefícios, esses sim ínfimos.
> De qualquer maneira, em produção quer-se estabilidade, o que exclui
> atualizações contínuas.

Sim, é fato bem conhecido que não vale a pena compilar o sistema inteiro em
cada instalação. Mas em praticamente toda distro source based também tem
como compilar uma vez e disponibilizar os binários em um repositório
privado (ou mesmo público, mas não-oficial). Fiz bastante disso em clusters
HPC, em que qualquer pequeno ganho é importante. Compila uma vez e usa em
centenas de nós. Mas isso já faz tempo. Hoje só tenho poucas máquinas
parecidas na nuvem, mas pessoalmente os benefícios de manter elas ainda são
bem grandes para mim: eu fico sempre atualizado com release notes e
changelogs dos pacotes que mais me afetam; às vezes encontro bugs, reporto
e tento corrigir. É divertido também. Mas como eu disse antes,
profissionalmente, recomendo centos e rhel, dependendo de cada caso.

BTW, sabe que as fontes da red hat são públicas, certo? Não são livres no
sentido legal, mas públicas sim, estão no ftp da red hat e qualquer um pode
baixar. Os binários é que não são nem públicos e menos ainda livres. Não
sei bem o que você quis dizer excluindo a red hat, então só comentei para
não faltar.

--

Arthur Nascimento - tureba