Estado de S. Paulo
Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2001

Luís Fernando Veríssimo
Contra o Canadá

Estou pronto para cumprir meu dever cívico de hostilizar o Canadá, que não
só não quer nos deixar vender nossos aviões como não quer mais comprar a
nossa carne e ainda nos intriga com os Estados Unidos. Só não sei bem como
colaborar com as represálias. Procurei em vão por algo canadense para
quebrar, em casa. Não conheço nenhum canadense para, pelo menos, ligar para
ele no meio da noite e xingar a mãe. Os dois únicos canadenses no meu
universo de referências são Oscar Peterson e Saul Bellow, mas os dois são
americanos que só nasceram no Canadá. E, mesmo, não quero envolver meus
discos e livros nisto. A Arte deve se manter acima das questões entre
nações e mesmo nas piores crises entre Brasil e Argentina nunca deixei de
ouvir meu Piazzola, baixinho. Se bem que, na próxima vez que a TV mostrar
aquele filme em que o Nelson Eddy é da polícia montada, trocarei de canal
acintosamente.

Só me resta combater o Canadá com as poucas armas de que dispõe o
jornalismo. Como, no caso, a calúnia.

Dizem que o Canadá é tão chato que aos sábados à noite toda a população
cruza a fronteira para fazer farra nos Estados Unidos - e ninguém nos
Estados Unidos nota! Tão chato que é lá que os finlandeses vão fazer
pós-graduação em aborrecimento. Tão chato que eles chamam afrouxar a
gravata de "orgasmo". A principal contribuição do Canadá para as artes
plásticas do mundo é o boneco de neve. Como é que se sabe que um canadense
está se divertindo? Quando ele sorri, dormindo. A densidade demográfica do
Canadá é baixa porque o que um canadense mais quer é distância do outro.
(Quantos canadenses são necessários para trocar uma lâmpada? Todos, mas vá
encontrar os outros). As duas profissões mais comuns no Canadá são lenhador
e urso, mas para ser urso tem que fazer concurso. Qual é a diferença entre
sexo com um peixe frio e sexo com uma canadense? Não se sabe porque ninguém
ainda se animou a fazer a segunda parte da pesquisa. E é um fato notório
que todo canadense come meleca.

Pronto. Fiz a minha parte como cidadão. Para eles saberem com quem estão se
metendo.

http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2001/02/08/pol016.html