Semana passada convidei uns amigos pro almoço em um restaurante próximo ao
nosso escritório, e notei que o garçon que nos atendia levava uma colher no
bolso da camisa. Achei esquisito, mas tomei isso como um fato casual. No
entanto, quando o encarregado da mesa trouxe a água, copos e talheres,
notei que ele também tinha uma colher no bolso da camisa. Olhei em volta,
no salão, e percebi que todos os garçons, garçonetes e atendentes também
levavam uma colher no bolso da camisa. Quando o garçon voltou pra tomar o
pedido, perguntei: Por quê a colher? Bom, explicou - os donos do
restaurante contrataram a consultora Andersen, experts em eficiência, com o
objetivo de revisar e melhorar todos os nossos processos. Depois de muitos
meses de análises estatísticas, eles concluíram que os clientes deixavam
cair no chão a colher, 73% com maior freqüência do que os outros talheres.
Isso representava uma freqüência de quedas de 3 colheres por hora, por
mesa. Se o nosso pessoal ficasse preparado pra cobrir essa contingência,
nós poderíamos reduzir o número de viagens à cozinha e, assim, poupar mais
de 1,5 horas por homem, por turno. No momento em que estávamos falando
escutou-se um som na mesa atrás da gente. Rapidamente o garçon que nos
atendia trocou a colher caída por aquela que ele levava no bolso, e me
disse: Pegarei outra colher quando for à cozinha, assim não farei uma
viagem extra pra buscá-la agora. Meus amigos e eu ficamos realmente muito
impressionados. O garçon continuou a anotar nosso pedido. Enquanto meus
convidados ordenavam, continuei a observar ao meu redor. Foi, então, quando
observei de relance uma cordinha fininha pendurada no zíper da calça do
garçon. Rapidamente, percorri com o olhar o salão pra me certificar que
todos os garçons levavam a mesma cordinha pendurada no zíper da calça. A
minha curiosidade foi muito grande e, antes do garçon se retirar,
perguntei: Desculpe, mas ... por que tem essa cordinha aí? Oh, sim! -
respondeu, e começou a falar em um tom mais baixo: Não tem muitas pessoas
tão observadoras quanto o senhor. Essa consultora de eficiência da qual lhe
falei, achou que nós também poderíamos poupar tempo na ida ao banheiro.
Como é isso ? Veja bem: amarrando esta cordinha na ponta do.... bem você
sabe, podemos sacá-lo pra mijar sem tocá-lo e dessa forma, eliminando a
necessidade de lavarmos as mãos, encurtando o tempo gasto no banheiro em
67%, por homem. Que ótimo, isso tem muito sentido, mas ... se a cordinha
ajuda a sacar, como é que volta a guardar? Bem, eu não sei como fazem os
outros, MAS EU USO A COLHER.