"Se Engenheiros/Arquitetos tivessem de trabalhar como Analistas de
Sistemas"

 Caro Sr. Arquiteto:

 Por favor, projete e construa uma casa para mim. Eu não tenho muita
certeza do que preciso, portanto conto com seu discernimento e
capacidade de avaliação.

 Minha casa terá entre 2 a 45 quartos, tenha em mente que o projeto
deverá ser flexível o bastante para facilmente adicionarmos ou
suprimirmos quartos.

 Quando você me trouxer a definição do projeto para aprovação final eu
já terei informações para decidir o que realmente eu preciso. Me traga
várias alternativas para que eu possa escolher uma.

 Tenha em mente que a nova casa deverá ter um custo menor do que a que
eu vivo atualmente. Certifique-se, entretanto, que as deficiências
encontradas em minha casa atual ( o chão da cozinha treme quando ando e
os azulejos caem quando a temperatura muda, por exemplo) serão
definitivamente eliminadas no novo projeto.

 O custo de manutenção da casa deverá ser o menor possível. Isso
significa que materiais como vinil, alumínio, compensados, etc.; devem
ser considerados (caso você não escolha alumínio para as esquadrias,
esteja preparado para me explicar detalhadamente a razão).

 Utilize técnicas modernas de desenho e a última palavra em materiais
para construção de casas, eu quero que esta nova casa tenha incorporado
os mais modernos métodos de construção e idéias inovadoras de
arquitetura.

 Esteja atento, entretanto, para que a cozinha possa receber, dentre
outras coisas, o refrigerador de minha falecida avó, de 1948, à diesel.

 Para termos certeza que você estará projetando a casa correta para toda
a minha família, entreviste os meus filhos e também meus sobrinhos,
tios, primos e demais parentes, para assegurarmos que a nova atenderá a
todos.

 Minha sogra tem experiência e idéias muito sólidas de como uma casa
deve ser projetada, tire vantagem disso. A última vez que ela nos
visitou foi na copa de 70, portanto procure contatá-la por telefone ou
fax ( eu não
 tenho os números). Certifique-se de considerar todos os requerimentos e
sugestões para tomar a decisão correta. Eu, entretanto, me reservo o
direito de rejeitar qualquer escolha que você faça.

 Não quero ser aborrecido com pequenos detalhes nesse início de projeto,
pois ando muito ocupado. Seu trabalho é desenvolver um plano para a
construção e o desenho da nova casa: me dê uma idéia geral. Neste
momento não é necessário nos atermos à detalhes, por exemplo a cor do
carpete, mas tenha em mente que minha mulher gosta de azul.

 Não é necessário que se preocupe, neste momento, com os recursos
requeridos para a construção. Sua prioridade é desenvolver planos
detalhados e especificações, e entretanto, assim que eu der a minha
aprovação nesses planos, espero que a construção inicie em 48 horas.

 Enquanto você estiver projetando essa casa para mim, lembre-se que eu
posso vendê-la no futuro. Ela deve agradar ao maior número de potenciais
compradores possível. Certifique-se, após finalizar o projeto que o
desenho agrada aos meus vizinhos e demais moradores do bairro.

 Eu gostaria que você desse uma olhada nas casas que foram construídas
no ano passado, lá no meu bairro. Nos achamos que isso é uma grande
idéia. Elas possuem uma série de características modernas que eu
gostaria de ver
 incorporadas na minha nova casa, principalmente as piscinas olímpicas
com tanque para saltos ornamentais. Eu acredito que isso possa ser
incorporado no nosso projeto sem impactar o custo total final da
construção.

 Prepare um conjunto completo de plantas. Não é necessário o desenho
final neste momento, pois ele será usado somente pelo empreiteiro.
Esteja avisado, entretanto, que você será cobrado por mudanças no
desenho que
 acarretam atrasos na entrega da obra ou exijam uma maior número de mão
de obra.

 Você precisa estar consciente de quão importante é esse projeto para
mim e interessante para você. Você tem toda a liberdade para aplicar
técnicas inovadoras de construção e acompanhamento da obra e para
utilizar os
 materiais de construção mais modernos, disponíveis no mercado.

 Apresente-me seus planos e idéias o mais rápido possível e considere os
mais baratos.

 Minha esposa não concorda com uma série de instruções que eu dei nesta
carta. Como arquiteto, é sua responsabilidade resolver essas diferenças.
No passado eu tentei obter um projeto desse tipo para a minha nova
 casa, mas não consegui um bom resultado. Se você não puder assumir essa
responsabilidade eu irei procurar um outro arquiteto, alguns já me
ligaram com preços muito competitivos.

 OBS: Talvez o que eu precise não seja bem uma casa. Me avise se este
for o caso.

 Importante: Necessito de uma ordem de grandeza para às 17:00hs, ou no
mais tardar amanhã às 8:30hs (estarei em reunião antes disso).