Na era do Mainframe
-------------------

Meu Querido Diário:

Não agüento mais. Quero ler um arquivo e não posso porque o formato é
incompatível. Quero usar o computador e não posso porque estão fazendo
backup. Quero digitar só um pequeno texto e o tempo de resposta é
horrível. Quero usar um produto novo e me dizem que a instalação vai
levar 2 meses. Passo na frente da sala do computador e só vejo aquele
aquário envidraçado com ar congelado. Manuais medonhos, e em inglês...

CHEGA! Não agüento mais esse mainframe. Isso e maquina pra deixar
qualquer um louco. Ainda bem que o meu gerente me prometeu: Mês que
vem, cada um de nos recebera um maravilhoso micro, pra por em sua mesa.
Adeus incompatibilidades, adeus backups, adeus tempo de resposta que
está mais para prazo de entrega.

Amado diário:

Finalmente os micros chegam. O meu e uma lindeza. Rápido, lê e escreve
qualquer coisa, e backup NUNCA MAIS. O micro me entende, quase chega a
falar comigo. Sou dono dos bits e bytes, não dependo de ninguém mais
me aporrinhando. Não sei como consegui sobreviver tantos anos naquele
ambiente horrível do mainframe. Agora projeto meus arquivos sem aqueles
sacripantas da administração de dados.

Meu companheiro:

O micro esta excelente. Meus vizinhos de departamento estão tão
invejosos que o gerente deles também vai providenciar um micro para
cada um. O tempo de resposta segue excelente, e continuo trabalhando
sem ter que pedir arrego para ninguém. Meus arquivos estão grávidos de
dados e do jeito que eu quero.

Estimado relato dos meus dias:

Ontem aconteceu um pequeno acidente. Perdi um arquivo. Backup não
tinha. Tive que redigitar tudo de novo. Mas, não faz mal. Pago qualquer
prego pra não voltar atras. Meus vizinhos de departamento agora já
estão cada um com seu micro. Eles também estão planejando e usando seus
arquivos. Que maravilha!

Di:

Mais dois departamentos tem micros agora. Esta certo que esses dias o
diretor pediu um relatório consolidado e tivemos que somar tudo a mão.
Ainda bem que não tinham jogado fora as calculadoras. Foram muito
úteis. O chefe da informática esta pensando em instalar uma rede. Que
seja, uma rede e uma rede, nada parecida com o mainframe.

Caríssimo diário:

Ontem começou a funcionar a rede. As senhas voltaram, já estão ate
pensando em fazer backup centralizado (cruz-credo!), mas ainda e muito
melhor do que o mainframe, nem pensar em voltar atras

Amigão:

A sala dos servidores esta ficando muito quente. Tiveram que instalar
um ar condicionado daqueles. Só faltou colocarem as paredes de vidro,
mas resistiram a tentação. Tivemos que instalar 2 redes nos mesmos
equipamentos, uma para uso da Internet e outra para uso da rede local..
não sei não! Se a experiência não tivesse sido tão traumática eu
começaria a pensar que talvez esteja com saudade do mainframe.
Vade Retro Satanás, toc, toc, toc.

Diário:

Agora resolveram conectar todas as filiais de diversas redes. Quando
procuro uma informação, não tenho a mais absoluta idéia de onde ela
pode estar. Preciso correr ate os meus amigos da administração de dados
para eles me ajudarem. Os correios eletrônicos de cada uma das redes
não se falam mais entre si. Ontem fiz as contas. Preciso gerenciar 9
passwords para poder navegar na minha empresa. E todas elas tem que ser
trocadas todos os meses. Já usei os nomes dos filhos, das namoradas,
dos cachorros e gatos, e... Estou apavorado, amanha ou depois vence uma
delas e não tenho mais nada para usar.

Meu partner:

Precisamos instalar uma atualização da ultima correção da versão
corrente de uma parte do sistema operacional da rede. O troço tinha
pressa, mas o responsável pelos micros pediu três meses para fazer a
instalação... Outra coisa: Chegaram os manuais da atualização dos
softwares que usamos. Nem abri o pacote, mas acho que tinha uns oito kg
de papel. Nem vou abrir, que daqui ha menos de um mês, chega outro com
certeza.

Diário:

Quero imprimir e as impressoras desapareceram. E claro que elas estão
aqui do meu lado, os cabos ligados, deve ter um buraco negro sugando
todos os dados que não chegam ate elas. Quero gravar uma coisa e o
servidor de arquivos esta lotado. Deve ter um ladrão de arquivos de
configuração por ai. Todo dia eu os escrevo, e todo dia eles
desapareceram. Socorro! Não agüento mais. Quero ler um arquivo e não
posso porque o formato e incompatível. Quero usar o computador e não
posso porque estão fazendo backup. Quero digitar só um pequeno texto e
o tempo de resposta e horrível. Quero usar um produto novo e me dizem
que a instalação vai levar 2 meses. Passo na frente da sala do
computador e só vejo aquela sala fechada com ar congelado. Manuais
medonhos, e em inglês... CHEGA! Não agüento mais esses micros. Quero
meu mainframe de volta!!!

Cautela e caldo de galinha não faz mal à ninguém... exceto à galinha.