Não bastasse a crise, ainda "deixam" a Microsoft morder mais esse pedaço,
nada pequeno. Sem contar as garantias extendidas, extensivos suportes
personalizados para todos os funcionários públicos, extraordinários caixas
dois...

Não conheço o Expresso, mas ouvi críticas sobre baixíssima agilidade no
desenvolvimento. Leia-se sem novas funcionalidades, correções de bugs,
melhorias de usabilidade, integrações etc.

Em geral a desvantagem do software livre nascido dentro do governo é
simples: ele fica restrito ao governo, quando não à gestão, como foi o
caso. É muito melhor pegar o exército de desenvolvedores do Serpro e
engajá-los numa comunidade externa, o mais global possível, influenciando
suas decisões, pois é rotineiro que as contribuições venham de todas as
partes do mundo. Nas últimas semanas, essa experiência tem acontecido
bastante entre as comunidades Plone nacional e internacional, e poderia
acontecer em ainda maior frequência com projetos menores, mais simples e
fáceis de contribuir.

Na minha opinião, só assim um Expresso competiria com um Gmail, ou no caso,
um MS Exchange. Porém, como foi feito de um jeito muito auto-centrado,
ficou fácil para "a força do capital".

Esta comunidade tem papel ativo nesse processo.

[]s
Davi