ótimo, Alessander, vamos lá: pela informação que você está nos compartilhando acho que sua arquitetura vai ficar pequena mesmo após otimizar, mas vamos começar com isso ai.

pelo que entendi, você tem o seguinte (me corrige se estou errando em alguma coisa):

* 1 máquina com 4 cores e 8GB de RAM
* 4 instâncias de Plone em modo ZEO client e 1 ZEO server
* 20 Plone sites
* 30 editores de conteúdo
* número indeterminado de visitantes anônimos no site

vamos com mais perguntas:

* como está fazendo o balançamento de carga?
* têm instalado algum proxy para caching? qual?
* qual o web server que está usando?
* têm instalado e configurado o plone.app.caching?

com essa informação básica poderíamos começar mas vamos precisar de mais uma coisa: instalar um sistema de monitoramento que nos permita analisar uso dos recursos do sistema (CPU, memória, disco, i/o wait...) pelo menos. sem monitoramento nunca vamos saber se o que estamos fazendo está tendo o resultado esperado ou não.

nós usamos o New Relic, mas pode instalar localmente munin e asim podemos observar melhor os parâmetros do mesmo Zope na máquina local.

por outro lado, é muito importante ter uma ideia do número de visitantes anônimos; tem várias opções para isso.

faça a sua analise e escolha, decida e nos conte.

depois continuamos.
--
Héctor Velarde
Simples Consultoria