Obrigado pela resposta, são máquinas virtuais, dei um incremento de memória
RAM nelas e aumentei aquele parâmetro de cache RAM, aqueles parâmetro de
.cfg do Plone não surte efeito imediato ? tem que compilar novamente ?

http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=plonegov-br