Oi Rodrigo,

De acordo com o inciso I do § 2º do artigo 163 da LGT, independe de
outorga o uso de radiofreqüência por meio de equipamentos de radiação
restrita, como é o caso equipamentos que operam nas faixas públicas
de 900 Mhz, 2.4 Ghz e 5.8 Ghz.

Na realidade, os equipamentos que operam nessas frequências, como por
exemplo os controles remotos de tvs e portões de garagem, fornos de
microondas e a família 802.11.x, por força de tratados internacionais
(dos quais o Brasil é signatário), são considerados como
eletrodomésticos.

As regras que devem ser seguidas por todos os fabricantes de
equipamentos de radiação restrita são estabelecidas pela ITU,
permitindo a produção em larga escala e a consequente redução nos
preços finais destes equipamentos no mercado. Quanto as regras para
utilização das radiofrequências, elas também seguem as recomendações
da ITU, estabelecidas nas World Radiocommunication Conferences
(WRCs), que são realizadas em média a cada três anos, reunindo todas
as "anatéis" do mundo. A observância das recomendações da ITU é que
permite aos controles remotos dos televisores ou os APs do wi-fi
funcionarem em qualquer lugar do mundo.

Considerando então que, em termos estritamente legais, um AP wi-fi é
considerado um eletrodoméstico da mesma categoria que um forno de
microondas ou um liquidificador, me parece que, ao inventarem regras
próprias para a utilização dos equipamentos de radiação restrita,
chegando ao cúmulo de obrigarem que os proprietários destes
equipamentos paguem taxas de instalação e de fiscalização aplicáveis
apenas a equipamentos de telecom que operam em frequências
licenciadas, os doutores da Anatel criaram obrigações para terceiros,
algo que só pode ser feito por lei. Já imaginou se a moda pega e as
outras autarquias também resolverem empurrar suas próprias "leis"
para cima dos usuários, como por exemplo a Aneel determinar que os
proprietários dos fornos de microondas e controles remotos tenham de
licenciar seus equipamentos e pagar taxas de fiscalização, ou que a
Anatel decida submeter os usuários de telefones sem fio às mesmas
exigências dos proprietários de APs?

Portanto, não creio que a Anatel vá se meter com as muitas
prefeituras que estão oferecendo acesso internet para os seus
habitantes, pois a chapa pode ficar quente pro lado dela,
especialmente pelo fato de a cada dia mais tribunais reconhecerem que
os "regulamentos" inventados pela agência não valem rigorosamente
merda nenhuma, como aconteceu recentemente aqui no RJ, com o
desembargador Siro Darlan em relação a resolução 85 da Anatel
("regulamento" do STFC).

Em junho de 2004, eu escrevi um artigo sobre as pilantragens da
Anatel envolvendo a resolução 365, que pode ser conferido em:

http://www.clip.m6.net/atualize/tele/artigo.asp?nnota=179

Um abraço

Rogério Gonçalves

--- Em provedores-brasil@yahoogrupos.com.br, "Rodrigo M"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> ola gustavo,
>
> voce disse que uma prefeitura nao pode interligar nem seus proprios
pontos
> com radio, mas gostaria de saber o porque e onde esta escrito isso
que uma
> prefeitura nao pode usar wireless..
>
> abraço
>
> rodrigo