Olá

Se me permite a sugestão, analise hotspot primeiro, por
não necessitar instalar nada em clientes, o que
diminuirá em muito seu custo de suporte

1. PPPoE o sr. vai encontrar alguns problemas em redes
maiores, pois com muitos pontos em bridge o PPPoE pode
dar timeout. As soluções pra isso são PPPoE relay em
pontos chave ou, se usa rede com roteamento, PPtP (ou
hotspot)

Recomenda-se, portanto, filtrar nos seus APs todo
o tráfego que não for de PPPoE para diminuir a
carga da rede.

2. Existem firmwares para ovislink com cliente PPPoE

3. Quanto ao rádio compartilhado, mesmo que não faça NAT,
se ele for cliente de AP e fizer relay de PPPoE, ambos
os usuários podem conectar de forma independente. Mas
se disser qual é o modelo do rádio compartilhado ajuda
dar outras opiniões.

!3runo
--
Provedor Wireless? Visite http://www.cfide.com.br
Flash IDE, WRAP, ATHEROS, VoIP, Consertos de APs etc.

--- Original message follows ---
Estou querendo implantar PPPOE aqui no provedor onde sou administrador de
rede.
Temos mais de 700 pontos (clientes) dos mais diversos tipos de rádios e
velocidades.

Veio as seguintes perguntas que ainda arrumo uma resposta para cada uma em
comum com outros provedores e se alguem poder dar sua sugestão eu
agradeceria:

1- Para os clientes que tem placa wireless pci direto no computador pppoe
cliente do windows dá muito pau????

2- Clientes que tem ovislink 1120 (azulzinho) como fazer para ele conectar
no pppoe??? tem firmware para esse radio que suporte pppoe client????

3- Tem clientes que compartilham o mesmo rádio - EX: tem um rádio e o joao e
a maria (clientes diferentes) e o rádio não faz nat! como procedo nessa
situação???

Grato,

--
Roberto Almeida