Olá Claudinei,

Você encontra a ajuda que precisa facilmente na internet, em fórums,
lista de discussão e no IRC.  Será que fazer um curso é a melhor
solução?

Um grupo de discussão que vale a pena dar uma olhada é o comp.lang.java
(groups-beta.google.com/group/comp.lang.java).  Recomendo também o canal
#java do IRC (freenode).

Boa sorte!