Se olhar bem não falei mal da Microsoft, quando você fala que o contexto
dessa lista é falar mal da microsoft não deveria generalizar. A questão
tambem não é reclamar e sim saber realmente o que foi fazer. Quanto a essa
questão de ser movimento político ou não segue trecho de uma entrevista do
Richard Stallman

"Computerworld - Você lançou o Projeto GNU em setembro de 1983, para criar
um sistema operacional livre similar ao Unix, e têm se dedicado a ele desde
então. Por que decidiu iniciá-lo? Naquela época já estava claro que o
software estava se tornando proprietário?
Richard Stallman - Em 1983, todos os sistemas operacionais eram
proprietários, não eram software livre. Era impossível comprar um computador
e usá-lo livremente. O software proprietário mantém os usuários divididos e
desamparados, ao proibir-lhes de compartilhá-lo e negando-lhes o código
fonte para alterá-lo. O único meio que eu tinha para usar computadores com
liberdade era desenvolver um outro sistema operacional e torná-lo um
software livre. Anunciei o plano em setembro de 1983 e comecei a desenvolver
em janeiro de 1984 o sistema GNU (de GNU's not Unix! ou GNU não é Unix!).
[Para quem não sabe, o gnu é a maior espécie de antílope da África, daí o
símbolo do movimento.]

Em 3 de fevereiro de 1976, Bill Gates escreveu sua famosa "Carta aberta aos
hobistas", onde alertava que o software, até então gratuito, deveria ser
pago assim como o hardware. Você conhecia esse manifesto? Que impressão
tinha dele?
Nunca tinha ouvido falar dele naquela época. Eu não era um hobista, eu era
um desenvolvedor de sistemas empregado no Laboratório de Inteligência
Artificial do MIT. Tinha pouco interesse nos microcomputadores de 16 bits,
porque o PDP-10 (da DEC - Digital Equipment Corp.) do laboratório, com uma
memória equivalente a 2,5 megabytes, era muito mais divertido.

Não sei como eu teria reagido na época se tivesse visto aquele memorando. A
minha experiência no AI Lab tinha me ensinado a apreciar o espírito do
compartilhamento e do software livre, mas ainda não tinha chegado à
conclusão de que o software não-livre (proprietário) era uma injustiça. Em
1976, eu não utilizava nenhum software não-livre. Foi apenas em 1977, quando
o Emacs (editor de texto usado por programadores cuja primeira versão foi
escrita por Stallman) foi transferido para o sistema de compartilhamento de
tempo não-livre "Twenex" (o sistema operacional TOPS-20 da DEC), que comecei
a sentir a indecência do sistema proprietário. Depois disso, precisei de
algum tempo para reconhecer isso como uma questão ética e política."

No mais estamos só tentando saber no final das contas o que se passa!! Não
há nada de mal em ficar informado por que o nosso governador foi a um evento
bancado por uma empresa privada de software! ao qual só tinha "políticos"

Em 04/04/08, Alexandre Strube <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Sei qual o contexto dessa lista. Sim, eu li. Eu a leio há anos. O contexto
> dessa lista é falar mal da microsoft? É reclamar porque o governador saiu em
> viagem paga por uma empresa? O software livre é movimento político agora?
> Vão fazer uma petição pelo quê, exatamente?

> []
> Alexandre Strube
> [EMAIL PROTECTED]

Atenciosamente,