Cristiano,

Entendo o seu ponto de vista, mas não acho que uma coisa como essa tenha
toda essa dimensão (de afetar a imagem do software livre como um todo).
Existe diversos projetos grandes de SL e cada um deles tem vida e imagens
próprias. Se algum opositor quiser em algum momento utilizar isso em seu
discurso e fazer as coisas parecerem pior do que são, não acho que isso por
si só vai ter força para abalar o SL desde quando o discurso não vai estar
sincronizado com a realidade. Seria muito fácil para a comunidade provar o
grau de organização do Gnome e de uma série de outros grandes projetos de
SL. Além disso, os discursos difamatórios perdem força diante de coisas que
realmente funcionam (e tem todo um grupo de pessoas, incluindo vc,  fazendo
esforços a todo instante para mostrar as coisas como elas são para as
pessoas de fora).

Acho que o que temos de tomar cuidado de fato é de não criarmos um FUD
dentro da própria comunidade, deixando os usuários menos experientes
apreensivos com algo normal e que não carece de tamanha apreensão. Como
usuário do Gnome a vários anos (acho que comecei com a versão 1.2), eu fico
muito empolgado com o ponto em que o projeto alcançou hj e muito ansioso com
o que pode estar por vir, mas fico mais satisfeito ainda por conhecer a
forma responsável como as coisas são conduzidas dentro dele.

Muito esforço já foi posto sobre o Gnome e acredito que ele vai continuar
avançando de um jeito ou de outro. O que podemos fazer é aguardar ou
ajudá-lo a progredir.

Abraços,

Helton